Precipitação intensa no Pinhão

Trabalhos de limpeza continuam

Pinhão 29-05-2018

1. Ocorreu ontem ao final da tarde um fenómeno extremo de precipitação na vila do Pinhão que alagou a Rua António Manuel Saraiva em vários pontos, sobretudo na zona da estação ferroviária e na ponte rodoviária da N323/N222 que liga à Régua.

2. Felizmente não há danos pessoais a considerar mas há diversos prejuízos em estabelecimentos comerciais que se situam na Rua António Manuel Saraiva e danos muito avultados nas vinhas envolventes à vila.

3. A Junta de Freguesia salienta a rápida resposta da Proteção Civil que rapidamente ativou não só a corporação de Bombeiros do Pinhão mas também outras corporações do concelho e da região com 78 operacionais e vários veículos de apoio. Esta pronta resposta, que contou também com a ajuda de muitos populares, permitiu que por volta das 22h00 a normalidade estivesse praticamente reposta na vila.

4. Sempre houve chuvas intensas na região mas estes problemas tem-se intensificado nos últimos anos devido às alterações nas vinhas, nem sempre acompanhadas pelo correto dimensionamento dos sistemas de drenagem. A água acaba por descer a encosta, ganhando bastante velocidade e acumular-se nas ruas da vila resultando no cenário que ontem se assistiu.

5. Por outro lado a nossa rede de águas pluviais, uma das primeiras do distrito a ser instalada, está a chegar ao limite e em vários pontos já não tem a capacidade de vazão necessária, sendo urgente uma intervenção séria.

6. Fica clara a necessidade de intervir na Rua António Manuel Saraiva para aumentar a capacidade de vazão do sistema pluvial mas há outras intervenções que estamos a propor à Câmara Municipal na Urbanização Quinta da Amarela e Rua Condessa Taboeira para aumentar os pontos de recolha das águas e conduzi-la aos pontos de descarga adequados.

7. Além da intervenção a montante da Rua António Manuel Saraiva, estamos também a propor o aumento do número de sumidouros sobretudo na zona da estação ferroviária. É uma solução temporária até que as obras de requalificação desta rua avancem mas que acreditamos poderem minimizar impactos de situações como a de ontem.

8. Estas intervenções, que não incluem a requalificação da Rua António Manuel Saraiva, estão orçamentadas em cerca de 50 a 60 mil euros, uma verba que esta Junta de Freguesia não tem capacidade de garantir a curto prazo.


Foto: Rádio Renascença