"Somos Douro" termina no Pinhão

Encerramento do festival "Somos Douro", no concelho de Alijó, com a Avenida Marginal do Pinhão como pano de fundo.

Pinhão 19-06-2018

A Vila do Pinhão recebeu este Domingo o encerramento do festival "Somos Douro" que desde o dia 1 de junho tem percorrido todos os concelhos da região do Douro (NUTIII).

A CCDR-N, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro e a Liga dos Amigos do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial propuseram um programa desenhado pela comissária Anabela Mota Ribeiro, jornalista e natural da região, com o objetivo de envolver a população do território num festival que inclui um fórum, conversas, roteiros, oficinas e espetáculos.

Alijó foi o concelho escolhido para encerrar este festival, em concreto a Avenida Marginal do Pinhão onde decorreu, além da cerimónia solene de encerramento, uma festa popular que contou com o concerto de 3 bandas de música (Murça, Gouviães e Castanheira) e das Lulavi (quarteto de harpas e vozes da Galiza).

Sandra Moutinho, presidente da Junta de Freguesia do Pinhão, e a quem coube a abertura da sessão de encerramento deu as boas vindas ao festival e às entidades que passaram uma tarde agradável na vila, junto ao rio. Referiu-se ainda à iniciativa indicando que " É muito importante para os durienses saberem que são ouvidos pelas entidades e que existe vontade de resolver os problemas que afetam a nossa região."

Fernando de Sousa, presidente da CCDR-N enumerou dez aspetos que ficaram deste festival e que vão ser tidos em consideração pela entidade a que preside mostrando-se muito satisfeito e entusiasmado com o impacto do festival. Já José Paredes, presidente da C.M. de Alijó voltou a recordar a importância estratégia da vila do Pinhão na região e apelou a que definitivamente fosse encontrada uma solução para os problemas urbanisticos que tem vindo a elencar nos últimos meses. Anabela Mota Ribeiro, comissária do Festival "Somos Douro" reconheceu o desafio de organizar um evento em 19 concelhos mas mostrou-se muito satisfeita pelo envolvimento da região na iniciativa.

A tarde foi muito animada com diversos populares e turistas na região