Nota de Pesar

Pelo falecimento de Lucília Lobo, antiga Presidente de Junta de Freguesia do Pinhão

Pinhão 14-11-2021

A Junta de Freguesia do Pinhão lamenta profundamente o falecimento de Maria Lucília Baptista Saraiva da Fonseca Lobo, antiga Presidente de Junta da nossa localidade a 14 de novembro de 2021.

Foi Presidente de Junta entre 1989 e 1993 tendo-se afirmado como uma das mais influentes autarcas da nossa vila e da nossa região que defendeu e pela qual lutou com a resiliência e determinação que caracterizam os Pinhoenses.

Foi no seu mandato que o Pinhão se tornou vila dando cumprimento a um dos seus maiores anseios e um dos grandes sonhos da população. Num dos seus últimos discursos públicos, na vila, recordou a todos os Pinhoenses que o sonho poderia continuar.

Além de autarca deixou a sua marca no mundo associativo com a fundação da Comissão de Melhoramentos do Pinhão, instituição que contribuiu para a preservação do património etnográfico da nossa vila e de toda a região.

O livro sobre o Pinhão intitulado “A Alma do Douro” é hoje ainda a grande referência da história da vila. Esta monografia retrata fielmente alguns dos principais momentos e que a própria dedicou “Aos homens e às mulheres que construíram o Pinhão. Àqueles que hoje são o corpo e o espirito desta terra”.

Também Lucília Lobo faz parte desse lote restrito de homens e mulheres que “construíram o Pinhão”, que lhe deram alma e pelo qual tudo o que estava ao seu alcance… fizeram!

A Junta de Freguesia do Pinhão manifesta o seu profundo pesar perante o desaparecimento de tão querida e influente personalidade da nossa vila e associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos.